Páginas

21 de outubro de 2010

História da Ufologia

O que é Ufologia?

Ufologia, ou "ovnilogia", é o termo que se utiliza para definir a pesquisa e coleta de dados sobre o fenômeno conhecido como "Objeto Voador Não Identificado" (OVNI, em português, ou UFO - Unidentified Flying Object -, em inglês).
Os Ovnis, que desde 1947 ficaram popularmente conhecidos como "discos voadores", constituem um fenômeno intrigante. Centenas de milhares de pessoas em todas as partes do mundo alguma vez já viram algo estranho nos céus que não pôde ser explicado como sendo uma aeronave terrestre ou fenômeno natural conhecido. Milhares de fotografias desses objetos já foram e estão sendo feitas. Outro tanto de filmagens também já registraram essa presença.
Mais que a simples presença de objetos estranhos nos céus, ora captados pelos radares, ora não, a Ufologia constantemente se depara com relatos de testemunhas que dizem terem sido levadas para dentro de supostas naves extraterrestres ou manterem algum contato com seres alienígenas.

Primeiro, os "Foo-Fighters"
 Os primeiros testemunhos de avistamentos de objetos não identificados nos céus --e classificados como tal-- surgiram durante a Segunda Guerra Mundial. Naquela época, pilotos alemães e norte-americanos não raro encontravam artefatos luminosos na atmosfera, aparentemente perseguindo e observando seus aviões, com manobras incompreensíveis e inconcebíveis para a tecnologia terrestre na época. Foram aviadores da 415ª Esquadra de Caças Noturnos dos Estados Unidos que perpetuaram a expressão "Foo-Fighters" (caças-fantasma).
Os Foo-Fighters, com altas velocidades e driblando os radares, espalhavam o medo em ambas as partes. Os Aliados acreditavam serem armas alemãs, enquanto a Alemanha acusava serem inventos norte-americanos. A comprovação de que nunca foram armas de Guerra só veio após o término do conflito, quando os Aliados puderam entrar nas bases militares da derrotada Alemanha e lá nada encontraram.

A Era Moderna da Ufologia
A grande maioria dos ufólogos (como são chamados os pesquisadores do Fenômeno UFO), considera como sendo o real início da "Era Moderna da Ufologia" o período posterior à observação feita pelo piloto civil, Kenneth Arnold, no dia 24 de junho de 1947. Não que avistamentos anteriores não tivessem ocorrido, mas nenhum deles alcançou a repercussão e a divulgação que teve o relato de Arnold.
Segundo o piloto, durante um vôo sobre a costa oeste dos Estados Unidos, próximo ao Monte Rainier, à procura de um avião que havia caído, ele observou nove objetos de formato discoidal, com luz própria, e desenvolvendo enorme velocidade.
A notícia circulou o mundo todo e o termo "disco voador" (flying saucer), graças ao jornalista Bill Bequette, começou a se firmar. Pela grande experiência de Arnold, a possibilidade de um erro de interpretação foi excluída na época.

A Ufologia na Antigüidade
Hoje, observações assim são bastante comuns. A partir dos relatos contemporâneos, pesquisadores no mundo todo começaram a comparar com circunstâncias descritas nos textos religiosos e no folclore de quase todas as civilizações terrestres. Estas comparações apontam a possibilidade de visitas extraterrestres também no passado remoto. Freqüentemente, textos sagrados e até a Bíblia falam de deuses e seus "carros de fogo", "rodas metálicas", "colunas de fumaça" etc.

Nenhum comentário: