Páginas

26 de março de 2012

CALVÍCIE AUMENTA E JÁ AFETA 20% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA


A demanda masculina por procedimentos estéticos não invasivos e invasivos cresceu absurdamente nesta última década. Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), lipoaspiração, silicone na área do peitoral, mentoplastia (cirurgia modeladora do queixo) e transplante capilar são as opções mais solicitadas. Acredito que um curto espaço de tempo teremos cirurgiões plásticos direcionados apenas para o público masculino, sendo esse até um dos meus ideias no futuro da minha carreira médica.

Você conhece algum amigo ou parente que já fez cirurgia plástica?

Já que trago o assunto das cirurgias estéticas à tona, gostaria de compartilhar rapidamente a proximidade do próximo Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica. Cerca de 1.000 cirurgiões plásticos ficarão reunidos dias 23, 24 e 25 de março no Hotel Sheraton WTC, em São Paulo. O objetivo é trocar experiências e conhecimento nesse intercâmbio científico que acontece todos os anos durante a realização desse evento, maior e mais importante evento da categoria em toda a América Latina e que transforma a cidade na capital do bisturi! Em sua 13ª edição, o Simpósio recebe os mais renomados nomes da cirurgia plástica mundial e é coordenado pelos cirurgiões plásticos Dr. Carlos Oscar Uebel eEwaldo Bolivar de Souza Pinto.

CALVÍCIE MASCULINA

Para o cirurgião plástico gaúcho Carlos Oscar Uebel, atual presidente eleito da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética – ISAPS, uma pessoa calva costuma aparentar cinco ou dez anos a mais que sua idade real.
Estima-se que no mundo todo existam 2 bilhões de pessoas calvas, sendo 90% do sexo masculino e 10% do sexo feminino. No Brasil, há 40 milhões com o problema, ou seja, pouco mais de 20% da população (nos anos 90 eram 27 milhões). Cerca de 80% dos jovens entre 24 e 26 anos desenvolvem a calvície por tendência genética. Após os 50 anos, 50% dos homens ficam calvos e após os 80 anos, 80%.
Um levantamento feito pelo Dr Uebel, referência mundial no assunto, revela que nos últimos cinco anos houve um crescimento de 20% de homens antes dos 30 anos com problemas de calvície . A incidência é maior nos países das Américas, da Europa e os nórdicos.
Nós, brasileiros, os americanos, os italianos, os alemães e os franceses encabeçamos esse ranking. Aqui no Brasil notamos uma maior incidência nas grandes metrópoles e nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste
Esse assunto será um dos destaques do XIII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, comentado no início da matéria.

As causas

Os principais fatores responsáveis pela queda de cabelo são: herança genética, alterações hormonais, estresse emocional, seborréia, menopausa (no caso das mulheres) e, claro, a idade.
A medida que envelhecemos nosso cabelo vai afinando e rareando – diz Uebel.
Normalmente, uma pessoa pode perder cerca de 100 fios de cabelo por dia, fato provocado pela renovação dos fios: enquanto uns caem, outros nascem. Mas quando esse ritmo de desenvolvimento capilar sofre alterações e a queda se torna acentuada, fique atento, pois pode ser um sinal indicando que algo não anda bem.

Tratamento com células-tronco

Tratamentos e novas técnicas desenvolvidas por especialistas para combater a calvície estão disponíveis na área médica e universitária. Uma delas é o Microtransplante Capilar com Unidades Foliculares e mais recentemente a estimulação das células-tronco destas Unidades com Fatores de Crescimento Plaquetários, técnica desenvolvida por Carlos Oscar Uebel e já utilizada como referência mundial.
A técnica do cirurgião plástico consiste em transplantar raízes capilares da região da nuca – onde é encontrada a melhor qualidade genética do cabelo – para a área calva por meio de microincisões puntiformes. Esses bulbos capilares, ricos em células-tronco, levam toda a carga genética para a área que receberá o microtransplante, garantindo assim, a qualidade de crescimento e durabilidade.  Para aquelas pacientes com áreas doadoras menos densas ou com mais idade os micro implantes podem ser estimulados, depois de retirados, com fatores de crescimento plasmático obtidos do próprio paciente. Depois de ativados, são implantados um a um na região calva. A técnica possibilita a implantação de até seis mil fios de cabelos e feita com anestesia local e sedação. O procedimento dura cerca de 3 horas.
A área tratada pode atingir um aumento de 52% de cabelo e o resultado estético é muito natural. Como diz Uebel:
Os fios que foram transplantados crescerão como os fios já existentes dentro do prazo que varia de 12 a 16 semanas. Isso garante uma naturalidade muito grande e a certeza de um resultado satisfatório.O resultado final é atingido do 12º ao 14 º mês.
Recebemos vários e-mails de leitores solicitando orientação para a questão da calvície. Quais tratamentos vocês realizam? Estão tendo êxito? Vamos conversar através das caixas dos comentários.Para quem tiver interesse:
 
Consultório Dr Ewaldo Bolivar
Alameda Santos, 455 – cj.306
São Paulo – SP
Telefone: (11) 3171 3399

Fonte: http://homemmoderno.net.br/2012/03/calvicie-aumenta-e-ja-afeta-20-da-populacao-brasileira/

Nenhum comentário: