Páginas

11 de janeiro de 2011

Conheça Guarapari- ES



História

O núcleo inicial da povoação foi uma antiga taba goitacás, onde Anchieta erigiu uma capela em honra a Sant'Ana, e a residência dos missionários. Em 1677, o donatário Francisco Gil de Araújo levantou a igreja de Nossa Senhora da Conceição. A vila foi criada em 1679, com o nome da padroeira, cuja festa se comemora em 8 de dezembro. Tornou-se cidade em 1891. 'Guara""Parim"(garça manca,em linguagem indígena),a antiga vila fundada pelo Padre José de Anchieta em 1585 é hoje o principal pólo turístico do Espírito Santo.
Na forma como é escrito hoje Guarapari significa Guará (pássaro) e Pari (armadilha), desta forma armadilha de pássaro.
No final do séc. XIX, colonos europeus (italianos, em sua maioria, que aportaram no Rio Benevente) se instalaram no interior do município, fundando as localidades de Todos os Santos, Rio Calçado entre outras. A principal atividade econômica dessas famílias era o café além do plantio que faziam para a própria subsistência.
Em meados dos anos 1960/1970 Guarapari tornou-se nacionalmente famosa em decorrência das propriedades medicinais de suas areias monazíticas. Por este motivo houve uma onda turística crescente em torno da cidade.

Nenhum comentário: